9 de novembro de 2011

Açorda de Tomate

Cá está um prato que eu gosto bastante=)
Tenho uma amiga minha alentejana que há uns tempos me dizia.."ai tenho que pedir a minha mãe pra fazer açorda de tomate quando eu lá for" e eu pensei que devia ser muito bom, mas nunca tinha feito! Curiosa como sou pus mãos à obra eheh. Cheguei à minha horta e levei: 4 Tomates; 1 Cebola; 3 dentes de alho; um raminho de salsa.
Fiz da seguinte maneira: Cebola as rodelas e alhos picados num tacho com um fio de azeite a refogar. Pelei os tomates e tirei-lhes as sementes e juntei ao refogado anterior, deixei ferver uns 2 min e refresquei com meio copo de vinho branco e deixei ferver mais uns 7 min. Enquanto isso fatiei um pãozinho alentejano que o padeiro que passa lá em casa deixou e coloquei num prato grande. Deitei o preparado por cima do pão, coloquei a salsa picada por cima e deixei apurar uns minutinhos..resultado final..!
Muito bom para acompanhar com um bacalhau cozido ou peixe assado.
Rápido, fácil, barato e muito saboroso!

1 comentário:

  1. Também sou Alentejana e não resisto a uma boa açordinha seja de tomate, poejos, de ovo, bacalhau, de camarão, enfim ... marcha tudo hehehe

    beijinhos!!

    ResponderEliminar